"Antes do poeta mostra-se o homem, antes do talento o caráter." (Machado de Assis - 1862)

2º E

2ºE                                      Produções: Brás Cubas!


Perfil profissional de Brás Cubas
         Achava que direito não era uma ciência muito complicada e rígida, pelo fato dele mesmo ter se formado advogado em Lisboa. Conseqüentemente não exerceu sua profissão, primeiro porque só foi para universidade, seguindo ordens de seu pai e nunca teve vontade de trabalhar, achava melhor viajar, conhecer lugares novos e muitas mulheres.

         Outro sonho que seu pai tinha era que ele se tornasse um político, para ser uma pessoa influente na sociedade, mas Brás também não teve êxito na vida pública.
Brás Cubas era um homem que não se preocupava com seu futuro, pois seu pai era rico ele não precisava trabalhar. Não constituiu família e também nunca fez algo de significante em sua vida, apenas desfrutou dos muitos Contos de Réis de sua herança.

Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário